quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Diferenças entre Coaching e outros processos!

Segundo a Sociedade Brasileira de Coaching, o processo de Coaching é um conjunto sequencial de procedimentos e ações que visa atingir uma meta ou objetivo. Por ser um processo, o Coaching possui procedimentos definidos; tem começo, meio e fim; e transcorre em determinado período de tempo. No processo de coaching, o cliente é levado a buscar novos entendimentos, alternativas e opções capazes de ampliar suas realizações.

Entenda o que difere o Coaching de outros processos:

Psicoterapia

 A Psicoterapia enfoca o indivíduo e seus problemas pessoais, considera o passado no processo podendo enfatizá-lo, tende a ser longa e profunda.  Há maior preocupação no que está errado. Para atuar como Psicoterapeuta o profissional requer formação e bagagem específica.

Coaching

Dirige-se ao futuro. É mais rápido e superficial, possui preocupação com o que está faltando, visa a ação, não trabalha com disfunções ou pessoas com patologias. Atua unicamente no âmbito em que seu cliente está comprometido

Aconselhamento

Mais recomendado para organizações, visando lidar com colaborabores que apresentam problemas, tais como desempenho abaixo da média, dificuldades para cumprir prazos, problemas de relacionamento, taxa de absenteísmo elevada. Tende a ser mais direto do que o coaching na abordagem, pois a tarefa central é "chamar atenção com relação a queixa/ problema".
Além disso, o Aconselhamento procura fazer com que o colaborador reconheça a necessidade de mudar e a identificar a causa do problema, reforçando o comportamento correto.

Coaching

No âmbito organizacional, destina-se a qualquer colaborador, é indireto na abordagem, fornece elementos para que o cliente decida se convém mudar.  Procura-se conhecer alternativas possíveis para melhorar o desempenho.

Treinamento

É necessariamente dirigido a um grupo, trabalha com objetivos definidos e geralmente operacionais. No processo o relacionamento pode ser distante e técnico.

Coaching

 
Ocorre de forma individual, possui objetivos definidos ao longo do processo. O relacionamento entre Coach e Coachee torna-se mais próximo e franco.
 
 

"Coach não é um amigo, um conselheiro, um professor, um chefe, um mentor, um irmão, um terapeuta, nem um colega de profissão, embora num ou outro momento possa ser um pouco de cada uma dessas coisas." (Benton, apud Gil, 2001)
 
 Para maiores informações, consulte:

GIL, A. C. Gestão de Pessoas: enforque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001.

Fico à disposição para outros esclarecimentos.

Carolina F. Custóias
Personal and Professional Coach
Psicóloga Clínica e Organizacional
11-98979-7027

Nenhum comentário:

Postar um comentário